Eu creio em Deus, mas...






Desde que minhas convicções pessoais mudaram para uma postura mais racional, alguns tem se achegado a mim para, depois de alguns "rodeios", finalmente perguntar:

"Mas então você não acredita mais na existência de Deus?"

Como sempre fui muito sincero às minhas convicções, sejam elas quais forem, e como não faz parte da minha natureza ser político dando respostas dúbias com medo de me comprometer, nunca escondi o fato de ter me tornado um agnóstico ateísta.

Infelizmente a vida tem me ensinado que sinceridade e transparência demais não é uma atitude que pode ser usada de forma generalizada e indiscriminada. Existem muitos que, movidos por um caráter torpe, vêem uma atitude assim como uma fraqueza que pode ser explorada no intuito de satisfazer os seus velados sentimentos de inveja, bem como os seus mesquinhos desejos egolátricos.

Porém, a partir de hoje a coisa muda!

Quando me perguntarem se creio em Deus, não mais darei uma resposta ingênua expondo-me assim a todo o preconceito e oposição que esta resposta poderá me ocasionar.

Não! Chega de ser medido pela régua individual que cada um forjou para si mesmo e pela qual julgam a todos os demais, separando-os simploriamente como bons, aqueles que se encaixam em sua visão particular do mundo, e como maus, todo o restante.

Querem saber se eu creio em Deus?

Minha resposta não é nem "sim" e nem "não", mas "DEPENDE".

O que é Deus para você?

Se para você Deus for a essência de tudo aquilo que é bom, justo, puro, amável, íntegro, pacífico, virtuoso, saudável, nobre e verdadeiro - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for o lampejo de esperança quando tudo e todos ao seu redor afirmam ser um caso perdido - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for a força que te sustenta no caminho do bem e te torna uma pessoa cada vez melhor - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for o pensamento que lhe proporciona sorrir a cada manhã na certeza de que todas as coisas irão contribuir para o seu bem, fazendo de você uma pessoa cada vez mais otimista e feliz - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Se para você Deus for acreditar que o amor sempre vence - SIM, EU CREIO EM DEUS!

Agora, se para você Deus for algum tipo de ideologia que te faz sentir superior aos demais seres humanos, que te coloca em um pedestal de verdade absoluta que não admite qualquer tipo de divergência ou oposição, que sacrifica a razão em nome de uma crença ilógica e cientificamente ultrapassada, que te impede viver em paz com aqueles que pensam de forma diferente da sua, e principalmente que magoa, fere e mata seus semelhantes em nome de uma algo que você chama de fé...

... desculpe-me, mas se para você Deus for isto - EU NÃO POSSO E NEM QUERO ACREDITAR EM DEUS!